top of page

PROCEDIMENTOS DE COLETA, IDENTIFICAÇÃO E ENVIO DE AMOSTRAS PARA ANÁLISE

Cada amostra deve ser devidamente identificada.

As amostras devem ser bem acondicionadas para evitar danos e umidade excessiva, o que pode acelerar a decomposição do material. As amostras podem ser levadas pessoalmente ao laboratório ou enviadas pelo correio.

AMOSTRAS DE TECIDOS VEGETAIS

* Coletar raízes, caule, folhas, flores, frutos (vagens) ou sementes com sintomas. Evite tecidos muito úmidos, ou com sintomas muito avançados da doença. O ideal é que os sintomas estejam no início.

 

* Acondicionar o material coletado em sacos de plástico, sacos de papel ou folhas de jornal.

 

* Identificar (botão abaixo).

 

* O envio ao laboratório deve ser realizado o mais rápido possível. Em caso do não envio imediato ao laboratório, as amostras podem ser mantidas na gaveta de legumes do refrigerador por até 5 dias.

AMOSTRA DE SOLO OU SUBSRATO.

 

* Coletar o solo com umidade natural, evite o ressecamento ou encharcamento.

 

* Coletar as amostras em zigue-zague, de 0 a 30cm de profundidade.

 

* Coletar amostras de solo com raízes na amostra, sempre que possível.

 

* Coletar amostras junto às plantas com sintomas moderados, evitando plantas muito atacadas. Se houver manchas ou reboleiras, amostrar em suas periferias ou margens, especialmente se os sintomas forem muito severos nas plantas da parte mais central das reboleiras.

Além da amostragem nas reboleiras, pode-se fazer também, separadamente, amostragens nas áreas fora das reboleiras (áreas aparentemente sem problemas), constituindo assim dois tipos de amostras.

 

* Coletar entre 10 a 20 subamostras por hectare, as subamostras devem ser colocadas em um balde grande e bem misturadas de modo a constituir amostra composta pelo menos 500g de solo. Cada amostra composta deve ter uma fica de identificação (botão abaixo).

 

* Acondicionar as amostras em sacos plásticos e fechar bem para evitar a perda de umidade.

 

* Identificar (botão abaixo).

 

Enviar as amostras ao laboratório o mais rápido possível. Não deixá-las em ambiente aquecido pela exposição ao sol. Se precisar, pode-se armazenar por pouco tempo na parte inferior de uma geladeira comum (gaveta de verduras), ou em caixas de isopor.

 

* Viveiro de mudas: coletar aleatoriamente 10 mudas em cada lote de 1000, pegando solo e raízes. Enviar ao laboratório pelo menos dois vasos com níveis diferentes de sintomas, ou coletar o solo ou substrato destes vasos e seguir as instruções de armazenamento, identificação e envio citados acima.

* Mais informações sobre coleta de solo.

AMOSTRAS DE SEMENTES

* Acondicionar as amostras de sementes em sacos de papel (pelo menos 2000 sementes), armazenar em uma caixa de papelão (caso haja necessidade do envio pelo correio) fechar bem.

 

* Identificar (botão abaixo).

 

* Enviar ao laboratório.

FORMAS DE PAGAMENTO

* À vista, na entrega da amostra

 

* Boleto bancário

 

* Transferência bancária

Ligue

(62) 3923-4654

(62) 98261-4540

  • Facebook Social Icon

© 2023 by Adviso  & coOrgulhosamente criado por Wix.com

Av. do Povo Qd 35 Lt 01

Nº 1013

Jardim Liberdade -  Goiânia/GO

bottom of page